Você consome muito sal......fique Alerta
Todos nos sabemos que nossos bisavós não utilizavam geladeira e a única forma de conservar alimentos era através do sal pois sua característica osmótica assim lhe permitia e assim permaneceu até o início do século XX quando passou a ser utilizado como tempero.
O cardiologista Heno Lopes, do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), explica que este aumento da pressão ocorre por conta da propriedade osmótica do cloreto de sódio, principal componente do tempero, que acaba atraindo moléculas de água para si e levando a retenção de líquidos. “Quando o sal entra no corpo, ele é absorvido pelo intestino e vai direto para o sangue. Se é consumido em grande quantidade, cai na mesma proporção nos vasos. Como a água do corpo é sugada pelo cloreto, o organismo, na tentativa de manter o equilíbrio e normalizar a falta de água, eleva a pressão arterial para aumentar fluxo de sangue circulando”, esclarece Lopes.
Acontece que os vasos estão acostumados com um determinado volume sanguíneo circulando dentro deles. Quando o sistema sai da normalidade e passa a ser atravessado por muito sangue, os vasos acabam se contraindo para tentar diminuir o fluxo e restabelecer o estado habitual. Como explica a nutricionista Camila Leonel, da escola de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a constrição dos vasos de fato diminui a quantidade de sangue circulando pelo organismo, mas a pressão de bombeamento do coração continua aumentada. “Consequentemente, o órgão não é irrigado adequadamente justamente quando está com seu trabalho intensificado, o que faz com que seu tecido fique mais espesso”, completa Leonel. A sequência de alterações pode levar a uma série de problemas graves: infarto, arritmia, hipertensão arterial e problemas renais.
Mas como isto afeta diretamente os rins?
Como têm função de filtrar as substâncias do corpo, eles são os responsáveis por expelir o excesso de sal. Se não conseguem retirar o excedente, o cloreto acaba caindo na corrente sanguínea abundantemente”, explica Lopes.
Os rins têm papel-chave no círculo vicioso em que o organismo entra a partir do consumo excessivo de sal. “Por não eliminarem totalmente o excesso do sódio, eles contribuem para o aumento da pressão e simultaneamente sofre com a hipertensão, que influencia o funcionamento de todos os órgãos. Em estado normal, os rins são capazes de filtrar 1.070 litros de sangue, mas com hipertensão os rins começam a reter resíduos do organismo. Com isso, a pessoa desenvolve mais problemas nos rins, que ficam com mais dificuldade para excretar o excesso de cloreto de sódio, reiniciando todo o ciclo”, explica Lopes.
Em geral, quando há grande desproporção entre as quantidades de água e sal no organismo, o primeiro sinal evidente é o inchaço nas pernas e nos pés. Entretanto, normalmente um descontrole dessa magnitude acontece em pessoas com predisposição genética a ter problemas renais.
Concluindo, não abuse do sal na sua alimentação, use-o com moderação para você ter uma vida saudável e longa e é claro não deixe de praticar atividade física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente com inteligência, sabedoria e respeito. Evite comentar como "Anônimo", identifique-se.